Como evitar que seu e-mail marketing caia na Caixa de Spam

O e-commerce no Brasil cresce significativamente a cada dia. De acordo com uma empresa de análise de informações do varejo on-line, a e-bit, o setor atingiu um faturamento de R$ 18,7 bilhões em 2011, 26% maior que em 2010, e agregou durante o ano passado 9 milhões de novos e-consumidores. Para este ano, a expectativa da e-bit é de um crescimento de 25%, o que representará um faturamento de R$ 23,4 bilhões. Papel importante no constante desenvolvimento desse setor tem o e-mail marketing que, se pensado de forma inteligente, oferece importantes retornos em campanhas online.

Mas, como já se sabe, a maioria desses e-mails acabam parando na caixa de spam do público-alvo. De acordo com o “Estudo Global de Entregabilidade de Email – 2º Semestre 2011″, realizado pela Return Path, 36% dos emails comerciais não foram entregues nas caixas de entrada dos brasileiros na segunda metade de 2011. Para que o seu e-mail marketing não entre nessa porcentagem, aqui vão algumas dicas do blog plantão online:

– Ofereça um método de remoção: este método de remoção é importantíssimo, pois se não houver, o destinatário pode denunciar a mensagem a entidades como a SpamCop.

– Finalize o email com : “Este e-mail foi enviado para você por estar registrado no site X. Se desejar ser removido do site X, perdendo acesso às suas funcionalidades, envie uma mensagem para x@x.com.br informando o e-mail a remover.”

– Faça com que a sua newsletter contenha mais texto do que HTML e imagens.
– Se a newsletter é em HTML, inclua uma parte com texto também.

– Crie um layout o mais simples possível. Evite formatos complexos.

– Faça  um HTML limpo e de alta qualidade. Não utilize ferramentas WYSWYG para gerar o HTML.

– E-mails bem construídos (tecnicamente corretos) podem ser identificados prontamente como não-spam. E-mails que estejam faltando seções, inválidos, faltando cabeçalho ou título são freqüentemente reconhecidos como SPAM.

– Use linguagem de conversação normal.

– Tenha certeza de que sua política de privacidade, incluindo o suporte e a informação de contato, estejam claramente mostrados no seu site. É bom incluir esta informação (onde encontrar esta política, informação para contato), nos seus e-mails. Novamente, as pessoas que desejam descobrir se você é um spammer sempre irão procurar por esta informação: isso ajuda você a ficar fora de listas-negras.

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