Como utilizar o poder do Linkedin e do Twitter para atrair oportunidades
Suponhamos que você queira trabalhar com determinada pessoa, mas que seja uma meta impossível por ela não fazer parte de seu círculo de contatos. Como você pode tornar-se conhecido a partir de uma rede social?
A resposta é simples e direta: Tente estabelecer networking e fomentar relacionamento com pessoas ativas em mídias sociais! A parte difícil é saber como fazer isso, mas o artigo abaixo pode ajudá-lo a usar estes recursos gratuitos a seu favor.
Mantenha a “casa” em ordem – Antes de se projetar na web você precisa realizar algumas “tarefas domésticas”. Isso quer dizer que é fundamental limpar o seu perfil. Vá até o seu LinkedIn e se pergunte:
- Será que este perfil profissional diz exatamente o que eu faço?
- Contém os termos de pesquisa fundamentais para o meu segmento de atuação? Ele é criativo?
- Eu faço um uso pleno desta rede?
- Tenho referenciado as pessoas certas?
- Qual é o meu diferencial profissional?
Quando conseguir preencher estas lacunas provavelmente você se destacará na multidão de perfis disponíveis. Tenha em mente que o resumo é a parte mais importante do seu perfil, depois vem a parte de recomendações – que normalmente demanda tempo para obter.
Nunca, jamais e em tempo algum escreva na terceira pessoa. Esta é uma dica valiosa!
Se você já determinou os perfis profissionais de seu maior interesse, vá em busca de informações sobre os locais, na web, que essas pessoas estão presentes, ou seja: as listas de discussões, as iniciativas on-line de que fazem parte, os sites de interesse… este é um caminho que pode levá-lo para mais perto de seu alvo profissional. A partir daí a orientação básica é: integre-se, participe, opine!
Seja coerente em todos os perfis – No perfil do Twitter certifique-se que as informações expostas na sua bio são similares as demais expostas em outras redes. Defina se neste caso sua presença terá como foco a vida profissional. Se assim for se posicione de maneira condizente com esta determinação.
Faça também uma busca geral pelos perfis que você destacou na outra rede e veja se estas pessoas estão presente também no twitter. Caso sim, passe a segui-los.
Quando surgir uma oportunidade contribua com algum dado apontando para o perfil de seu interesse. Retuite. Não espere que essas pessoas iniciem conversas apenas sobre seu ramo de atuação. Mostre suas competências complementares e entre para o seleto grupo dos ativos nas redes sociais!