Cerimônia do Oscar adere ao Social Media para fazer “barulho”na web
Pela primeira vez, as mídias sociais serão adotadas tanto pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences quanto pelos patrocinadores da cerimônia de entrega do Oscar 2010. A expectativa, segundo dados publicados hoje (05) pelo jornal USA Today, é fazer barulho e atrair a atenção dos internautas para a tradicional cerimônia.
Vários anunciantes já confirmaram ações estratégicas de social media no domingo à noite. Os anúncios de TV, que custam em media R $ 1,5 milhão na rede ABC, são apenas uma prévia dos altos valores praticados por conta da noite de gala do cinema. Investimentos serão feitos também em anúncios veiculados em redes como o Facebook e Twitter.
“Não é inteligente comprar espaço somente na época da entrega do Oscar”, diz o consultor Charlene Li. “Você tem que amarrar a divulgação também nos meios de social media antes, durante e depois para que as pessoas falem sobre você”.
Para acerar na mão, os anunciantes ligados ao evento adotaram a estratégia de patrocinar posts referentes apenas o tema ”Oscar”, sem menções a qualquer marca, revelou Debbie Weil, autor do livro Blog Corporativo.
Este ano, a inserção da festa no meio utilizará, entre outras ferramentas, um aplicativo para iPhone que possibilita acessar a lista de candidatos para as 24 categorias e ainda realizar previsões sobre premiados compartilhando tudo isso via Facebook e Twitter. “Queremos manter contato com os amantes de cinema onde quer que estejam”, explica Janet Weiss, diretora de marketing da Academia.
Haverá ainda a divulgação de sete vencedores, com exclusividade, através de fan-page no Facebook, adiantou Nick Bomersbach, vice-presidente de marketing digital.
Outr novidade será uma ação via Facebook Chat. Todos os detalhes sobre as celebridades que chegarem ao “tapete vermelho”, serão divulgados desta forma. O uso desta ferramenta será o mesmo que oferecer um “frescor virtual” para as pessoas que estiverem acompanhando a festa, diz Peggy Ang, vice-presidente de marketing.
Por fim, os Tweets ao vivo. Uma ação vai estimular twitteiros de plantão – que estiverem na porta do teatro – a postar tweetes engraçados ou instigantes. Os melhores e mais re-twitados serão premiados com bebidas gratuitas no teatro Kodak.