A relação das crianças com a Web

Nesse mês das crianças, vários estudos pipocaram na Internet sobre o uso da Web e o comportamento infantil na frente dos computadores. Entre os que defendem e os que criticam o uso “precoce” da Internet pela crianças existem muitos fatores culturais e sociais que estão envolvidos e devem ser levados em consideração.

Uma pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, revelou no inicio de outubro que apenas 28% das crianças que utilizam o computador já acessaram a Internet. Dessa forma, a máquina é usada pelos pequenos para desenhar, escrever e ouvir música. Dos poucos com acesso a Internet, 97% usam a internet para jogar e 55% usam para brincar em sites de desenhos que elas assistem na TV.

A participação das escolas no incentivo ao uso da Internet ainda é pequeno. Na lista de locais de acesso usados com mais frequência, os domicílios estão em primeiro lugar, as LAN houses em segundo e a escola aparece apenas em terceiro lugar . Mesmo assim, a escola ainda é o lugar aonde as crianças aprendem a usar a Internet, pelo menos é o que 20% delas afirma. Alguns especialistas acreditam que essa contradição está relacionada a falta de experiência dos professores em usar a tecnologia para a sala de aula, no ensino pedagógico.

A utilização em sala de aula é fundamental para um ensino consciente do usa da Internet e todas as suas possibilidades, ensinando mais do que como pesquisar para trabalho de escola, mas comportamento e responsabilidade digital aos pequenos.

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais