Antes de entrar nas mídias sociais, Planeje!

Depois do boom das mídias sociais, pode-se notar o desejo cada vez maior das empresas entrarem neste universo. O conhecimento deste novo ambiente por parte das empresas vem aumentando, o que não significa que todas têm a total consciência do que estão querendo, quando exclamam: “Minha empresa precisa estar nas mídias sociais!”.

O mercado vem amadurecendo e contribuindo para o crescimento deste conhecimento, preparando melhor as empresas para as mídias sociais. Mas, por que as empresas precisam estar preparadas antes de “entrarem” nas redes sociais?

É preciso saber exatamente o que se quer nas redes sociais e traçar objetivos e metas. Estar presente apenas por estar não leva a empresa a lugar nenhum e ainda pode trazer consequências ruins para a mesma. Muitas empresas ainda, com pouco conhecimento do meio, e por acharem que as mídias sociais são baratas (ou mesmo gratuitas) e que trazem retorno financeiro imediato, criam contas corporativas no Twitter, no Facebook e em outras redes sociais e começam a tentar se relacionar. Porém, a grande maioria das empresas que caem de paraquedas nas redes sociais, com pouco conhecimento e planejamento, acabam gerando problemas para a sua própria marca e seus planos vão por água abaixo.

Antes de mais nada, a empresa precisa conhecer o público-alvo que quer atingir e descobrir onde ele já está na rede: Com quem se comunicar? Com esta pergunta respondida, a empresa pode então definir um posicionamento coerente com o seu público-alvo e então escolher as ferramentas a serem usadas. De nada adianta a empresa ter uma conta no Youtube se o seu público não está lá. Com as ferramentas de mídias sociais definidas, o próximo passo é planejar o conteúdo a ser publicado nestes meios para começar a se relacionar com o seu público.

Saiba relacionar-se nas redes sociais. Esteja sempre com os “ouvidos” abertos, responda sempre, interaja sempre, conheça quem são as pessoas que estão relacionando com a sua empresa, quem são os clientes, quem já foi cliente ou ainda quem é cliente potencial. As redes sociais são feitas de pessoas, por isso saiba se relacionar com estas pessoas.

Junto a todo este processo, mensurar os resultados é sem dúvida imprescindível. O monitoramento constante é que vai permitir a evolução das estratégias de marketing nas mídias sociais da sua empresa, com cumprimento de metas, conhecimento maior de suas ações, crescimento do relacionamento com o público, acertos e erros cometidos.

Tudo isto é um processo contínuo que começa lá no planejamento. Planejar é essencial nas mídias sociais. Planejar proporciona para a empresa vantagens tangíveis, e a falta de planejamento pode arruinar a imagem da sua marca.

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