Apple, Google e 3M são as empresas mais inovadoras do mundo

Empresas Mais Inovadoras

A sexta edição do estudo “The Global Innovation 1000”, da consultoria americana Booz & Company, elegeu pelo terceiro ano consecutivo a Apple, o Google e a 3M como empresas mais inovadoras do mundo. Samsung, GE, Microsoft, Toyota, Procter and Gamble, IBM e Amazon completam a lista dos 10 primeiros. O levantamento provou que, quando se fala em inovação, o que mais importa é alinhar uma combinação de talento, conhecimento, ferramentas e processos.

Para chegar ao resultado, a consultoria ouviu 700 líderes de empresas globais a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento. O que pôde ser observado é que o volume de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) não é a garantia para o sucesso na estratégia de inovação: para apresentar desempenho acima da média, não basta se concentrar em desenvolver uma série de competências voltadas à inovação, de acordo com o estudo. É necessário também apresentar bons resultados nas outras áreas, como produção, logística, vendas, marketing e recursos humanos

O levantamento mostrou ainda que há uma dificuldade das empresas em levar a inovação para o dia a dia das pessoas. “Nossa análise sugere que, enquanto a maioria das empresas são relativamente competentes em executar habilidades críticas nas áreas de idealização, definição de projetos e desenvolvimento de produtos, elas têm um desempenho abaixo da média no estágio de comercialização. Claramente, há um gap entre a capacidade das companhias de criarem produtos inovadores e a habilidade de levá-los ao mercado com sucesso”, diz a pesquisa.

O estudo da Booz & Company revelou também que praticamente todas as empresas seguem pelo menos uma de três estratégias básicas para inovar: engajar os atuais e potenciais consumidores na criação de novos produtos e serviços, observar cuidadosamente os concorrentes e as tendências de mercado e investir em pesquisa e desenvolvimento para atender as necessidades dos consumidores por meio da tecnologia. Já aquelas presentes no grupo das 25% com os piores desempenhos, não dispensam tanta atenção na identificação e desenvolvimento de tais habilidades.

A pesquisa completa sobre as empresas mais inovadoras do mundo, em inglês, pode ser visualizada clicando aqui.

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais