Use as redes sociais a seu favor no trabalho
Você conhece alguém que foi demitido pelo mal uso das redes sociais? Se não, provavelmente já ouviu falar de casos em que alguém falou mal do chefe no Twitter e foi descoberto. O que acontece é que as empresas estão muito mais atentas às redes sociais e no que seus usuários falam sobre ela, isso, afinal, faz parte de seu posicionamento e o monitoramento atinge inclusive os funcionários.
As redes sociais são meios de comunicação livres e, por isso, não existe uma regra a ser seguida do que postar ou não, quase nada é proibido, mas será que se expor a riscos como o de perder o emprego é mais prejudicial para você ou para a empresa para a qual trabalha? Pensar no que pode te prejudicar é a melhor forma de tomar cuidado com o que escrever no Twitter, Orkut, Facebook e outras redes.
As empresas já estão utilizando as redes sociais como fonte de consulta para contratação de novos funcionários. Saber qual a sua rotina e o que ele gosta ou não de fazer leva às empresas a conhecerem melhor seus possíveis funcionários . E será que manter fotos em que você está bêbado vai ser um fator positivo para o seu futuro patrão? E ter alguma comunidade do tipo “eu odeio trabalhar” ou “eu odeio segunda-feira” é uma boa demonstração de que você será um funcionário pró-ativo e com iniciativa?
O posicionamento pessoal não deve deixar de assim ser, mas deve-se ter sempre em mente que não existem duas pessoas, a profissional e a pessoal. É claro que adequamos nosso comportamento de acordo com o local em que estamos, mas mesmo assim todas as nossas “adaptações” são apenas adequações.
Mais uma vez, não são regras, mas são cuidados que funcionários e futuros contratados devem ter para melhorar sua imagem. Pensar no que você acha dos perfis dos outros ajuda a criticar o seu próprio e ver o que te traz benefícios ou não.