Brasil é considerado "livre" em relação ao uso da internet

O Brasil é considerado um país “livre” em relação ao uso da web, de acordo com uma pesquisa do grupo Freedom House, organização não-governamental que mapeia restrições à liberdade de expressão no mundo. O país ocupa o 11° lugar da lista que conta com 47 países.

A organização classificou os países como “livres” (0 a 30 pontos), “parcialmente livres” (31 a 60 pontos) e “não livres” (61 a 100 pontos) de acordo com informações como obstáculos de acesso, limitação de conteúdo e violação de direitos do usuário na web. Nesta linha, o país mais livre da web é a Estônia (10 pontos), seguido dos Estados Unidos (12 pontos) e Alemanha (15 pontos). O último lugar do ranking é ocupado pelo Irã (90 pontos). Na América Latina, a Argentina é o local com maior liberdade na internet, com 26 pontos, e Cuba é o país menos livre, com 86 pontos.

De 2011 para 2012 alguns países tiveram mudanças em sua pontuação. O Brasil, por exemplo, perdeu dois pontos e se tornou ainda mais livre. De acordo com o estudo, este resultado favorável está relacionado, principalmente, aos “ganhos significativos na expansão do acesso à internet e do uso de telefones celulares nos últimos anos” e ao aumento de “atividade social e participação cívica na internet”.

No entanto, a pesquisa alerta que o Brasil ainda apresenta algumas restrições no uso na internet, como, por exemplo, decisões da Justiça sobre a web. “Em 2011, as principais restrições à expressão online vieram de processos legais por difamação e de ações da justiça e de órgãos governamentais. Essas ações seguem uma tendência em que pessoas e órgãos oficiais processam provedores de serviço na internet e ordenam a remoção de conteúdo de blogs e de redes sociais”, diz o texto.

Para conferir o relatório completo (em inglês), clique aqui.

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais