Coworkers no SMW: agência compartilhada por dentro

Você sabe como funciona uma agência digital?

Foi isso que a Coworkers mostrou no último dia do Social Media Week, que rolou de 24 a 28 de setembro, em São Paulo. Melhor do que só ver os perfis prontos nas redes, é conhecer de perto esse trabalho. E como nas redes sociais compartilhar é uma premissa básica, alunos e profissionais participaram do SMW/Shared em um visita à agência.

Wagner Fontoura, sócio-diretor da Coworkers, abriu o bate-papo focando no propósito principal da agência: criar redes sociais para tranformá-las em redes de negócios. Novidade para alguns, lugar comum para outros, “profissionalizar” as mídias sociais é, sem dúvida, um trabalho recente e repleto de possibilidades. Em um segundo momento, os gerentes responsáveis por cada área – Business Intelligence, Planejamento, Atendimento, Operação, Desenvolvimento e Estratégia – apresentaram seu dia a dia na agência.

Vinicius Mont Serrat e Angelo de Vita Neto, gerentes de Contas e de Processos respectivamente, falaram sobre o trabalho das equipes que respondem e executam as campanhas dos clientes, sempre com o foco na linguagem, perfil e funcionabilidade das redes sociais. Até porque a ideia da comunicação digital é dar acesso rápido aos consumidores que estão ali, fulltime, interagindo, participando e construindo junto a imagem da empresa nas redes. Ser antenado nas tendências e entender que o presente já é passado é uma das principais metas.

Outra área central para a agência é o planejamento, “locomotiva conceitual e criativa”, como define o gerente Pedro Sfeir. Desde o entendimento e desenvolvimento do briefing, partindo para a pesquisa, processo criativo, produção até a entrega ao cliente.

E se podemos pontuar bem a diferença de uma agência de mídia social para as outras é em como esta criação é apresentada. Como tudo na Internet é programado ou programável, é a área de desenvolvimento quem cria, produz e viabiliza os sites, blogs e aplicativos. Tales Cione, responsável pelo setor, apresentou cases que ilustram o quanto é estratégica essa área, trazendo resultados concretos aos clientes.

E para saber o que o público quer, gosta e vai curtir quem entra em campo é o monitoramento. “Atualmente, o mercado de monitoramento de mídias sociais tem expandido e é associado à métricas de negócios, se aproximando mais da área de Business Intelligence, movimento acompanhado pela Coworkers”, fala Tarcízio Silva, gerente de BI. Já que saber o quê, quando, onde e como as pessoas falam das marcas é o sonho de toda a empresa.

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