Estudo aponta Twitter como rede que mais gera compartilhamentos
Uma pesquisa realizada pela Umpf, empresa de relações públicas e analista de mídias sociais, mostrou que, apesar do Facebook ser muito mais popular e possuir mais usuários, o Twitter é a rede que mais estimula compartilhamento.
O estudo analisou 100 sites de entretenimento, saúde, tecnologia, negócios e conteúdo geral, entre eles The Independent, Telegraph, Forbes, CBS News, Mashable, TechCrunch. A proposta era monitorar quantas vezes as notícias eram compartilhadas em cada uma das quatro principais redes: Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+.
O levantamento feito pela empresa analisou os compartilhamentos públicos de 100 milhões de usuários e os resultados mostraram grande diferença entre o primeiro (Twitter) e o segundo lugar (Facebook): a cada 100 milhões de usuários, 197,3 mil espalham conteúdo pelo Twitter, enquanto a rede de Mark Zuckerberg apresenta média de 41,8 mil compartilhamentos. Em terceiro lugar aparece o LinkedIn, com 15,2 mil, e o Google+ em ultima posição no ranking, com apenas seis mil por 100 mi. O LinkedIn se apresentou 2,5 vezes mais eficiente que o G+, o Facebook, sete vezes, e o Twitter, 33 vezes.
A Umpf também analisou quais temas estiveram mais presentes nos “shares”. No Twitter, 46,5 mil pessoas compartilharam histórias relacionadas a entretenimento. Já no Facebook, que neste aspecto aparece sempre na frente, os temas gerais foram compartilhados por 68,7 mil usuários. No LinkedIn, o maior índice de compartilhamentos é em relação a negócios, com 19,5 mil. Apesar de dizer que é dono de um banco de 170 milhões de usuários, o Google+ está atrás em todos os segmentos.
Veja no quadro abaixo os segmentos em que cada rede se destacou.