Estudo confirma mudança na interação do público com a notícia
Estudo realizado de forma conjunta pela Pew Research Center’s Internet & American Life Project and Project for Excellence in Journalism apontou que a esmagadora maioria dos americanos (92%) utiliza múltiplas plataformas para se informar.
Segundo a pesquisa, a internet é hoje a terceira maior plataforma de notícias populares, perde apenas para televisão e rádio, entretanto, está à frente de impressos como jornais e revistas. Ainda conforme o estudo, as notícias on-line se encaixam em um padrão geral de consumo dos norte-americanos sendo que seis em cada dez (59%) obtêm informações por meio de uma combinação de fontes online e offline em um dia típico.
Para os autores do trabalho, a internet e as tecnologias móveis estão no centro da história de como o relacionamento das pessoas com as notícias está mudando. Neste novo ambiente de mídia multi-plataforma de hoje, a notícia está se tornando portátil, personalizada e participativa, salientaram os pesquisadores.
Ao destrinchar esses termos, veremos que a notícia foi classificada como portátil porque 33% dos proprietários de telefone celular agora acessam essas informações em seus aparelhos celulares. Ela é personalizada já que 28% dos usuários de Internet têm a sua home page preparada para incluir notícias de fontes e em particular, sobre temas que lhes interessam.
Por fim, é participativa visto que 37% dos usuários de Internet contribuem para a criação de notícias, disseminadas através de postagens em sites de mídia social como o Facebook ou Twitter.
No estudo, os autores comentaram ainda o fato de que as pessoas usam suas redes sociais e de tecnologia para filtrar, avaliar e reagir às notícias divulgadas na grande mídia. Lançam mão ainda de e-mails e outras ferramentas para trocar informações e comentá-las. Entre aqueles que recebem notícias online, 75% tem acesso via e-mail ou por posts em sites de redes sociais.
Apesar de toda esta atividade on-line, o consumidor típico de notícias via internet rotineiramente utiliza apenas “meia dúzia” de sites de notícias e não tem um favorito. E mais: grande parte dos americanos tem sentimentos mistos sobre esse novo ambiente de notícias. Mais da metade (55%) dizem que é bem mais fácil manter o contato com notícias e informações hoje do que era há cinco anos. Cerca de 70% responderam que consideram a quantidade de notícias e informações disponíveis a partir de diferentes fontes.