Facebook faz pedido de oferta pública de ações de 5 bilhões de dólares
Extremamente comentada e aguardada, parece que enfim chegou a hora de o Facebook fazer sua entrada na bolsa de valores e lançar sua oferta pública de ações. Segundo informações de noticiários americanos, a rede social pode apresentar a documentação necessária a partir de hoje. A IPO do Facebook deve levantar cerca de cinco bilhões de dólares na bolsa. Apesar de o valor ser alto, ainda significa 50% menos do que vinha sendo especulado pelos especialistas do setor, que aguardam a maior oferta pública de ações da história das empresas de tecnologia.
Segundo publicações financeiras, o site reduziu a oferta com o objetivo de analisar a reação do mercado, antes de aumentar o investimento em um segundo momento. Após o início do processo, com a entrega da documentação, devem transcorrer ainda mais três meses para análise. Sendo assim, espera-se que até maio aconteça a abertura de capital.
Além do valor investido, foram divulgados os bancos escolhidos pela rede social para cuidarem da IPO: Morgan Stanley (que lidera a rodada), Goldman Sachs, Bank of America, Merril Lynch, Barclays Capital e JP Morgan.