Facebook lança novo visual para páginas de marcas e empresas
Depois de muita especulação sobre o que viria de novo para as empresas no Facebook após o lançamento da timeline, enfim a reformulação das fan pages foi iniciada ontem. O novo formato trouxe grandes mudanças para as páginas tanto no que diz respeito ao layout quanto às funcionalidades. A partir de agora, as marcas devem ficar atentas às mudanças de tamanhos e formas de trabalho dentro da fan page, que modificam aspectos importantes no visual.
Para facilitar a compreensão do que a novidade idealizada por Zuckerberg trará para as páginas empresariais, vamos apontar abaixo quais foram as principais atualizações:
Para começar, a linha do tempo substituiu o antigo mural das páginas. A postagem de conteúdo continua, mas a visualização será completamente diferente.
Uma novidade interessante, que vai estreitar o canal de relacionamento entre as marcas e seus fãs, é a possibilidade de enviar mensagens particulares para seu público.
Visualmente, a disposição dos aplicativos (ou as abas customizadas), que ficavam no meu lateral esquerdo, mudou: agora esses recursos estarão dispostos no topo da página, logo abaixo da imagem de destaque do perfil. Além disso, os aplicativos também tiveram modificações quanto ao tamanho: eles terão mais espaço disponível para uso de imagens e textos. Antigamente, o máximo admitido era de 520 pixels de largura; agora, as empresas podem criar abas/aplicativos de até 810 pixels de largura.
Não há mais barras laterais como o antigo menu vertical ou as últimas visualizações de amigos do usuário. O objetivo é barrar qualquer interferência na visualização das abas/aplicativos, mantendo o foco no conteúdo. Mesmo com tantas mudanças, as marcas podem ficar tranquilas: os aplicativos já no ar continuarão funcionando, sem prejuízo visual ou de funcionamento. A única mudança é que o espaço que eles ocupam agora é maior, posicionados exatamente no centro.
Curtiu?