Facebook passará a cobrar por ofertas promocionais

A função Facebook Offers, lançada no início do ano, que permite a empresas promoverem produtos e serviços entre fãs na rede, deixará de ser gratuita ainda nas próximas semanas. De acordo com o Facebook, cobrar pela ferramenta é uma tentativa de deixá-la mais relevante para os consumidores e – principalmente – mais mensurável para os empresários.

Com o Facebook Offers, as ofertas que incluem, por exemplo, promoções em lojas, são vistas na coluna à direita da Linha do Tempo dos usuários da rede social. A partir do pagamento mínimo de cinco dólares – variando de acordo com a dimensão das páginas das empresas – será possível adicionar um código de barras ou um código único que permitiria rastrear o resultado das campanhas anunciadas, garantiu o Facebook.

“O pagamento de anúncios relacionados vai levar as empresas a focarem nas pessoas e nos locais a que querem chegar”, disse o responsável pelo departamento do Facebook que gere a publicidade e as páginas de empresas, Gokul Rajaram, à Reuters. Ele garante que “os melhores resultados do Facebook Offers virão da distribuição orgânica mais a distribuição paga”.

As novidades parecem ser uma tentativa de levantar a moral do Facebook, que viu suas ações caírem mais de 40% desde maio do ano passado, quando entrou na bolsa. A empresa tem sido pressionada por Wall Street para mostrar como pode transformar sua enorme rede de usuários em uma máquina de dinheiro. A proposta de cobrar pelo Facebook Offers, sugere que a empresa está tentando fazer isso, transformando seus serviços em um potenciais geradores de receita.

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