Google favorece sites com páginas no G+
O que parecia óbvio foi comprovado: o Google favorece sites com páginas no Google+ em seu buscador. A comprovação veio através de um estudo realizado pela Tasty Placement, empresa americana especializada em marketing digital, que buscou saber como a presença em mídias sociais altera o posicionamento da marca no ranking de buscas da gigante. Mais em http://www.tastyplacement.com/
Para realizar a pesquisa, a empresa criou seis sites semelhantes, cada um para uma função: um para controle, e os outros cinco como meio de divulgação de apenas uma rede social (foram pesquisadas apenas o G+, o Facebook e o Twitter). Dez meses depois, o impacto que cada mídia teve sobre o ranking do Google foi analisado.
O resultado mostrou o que lá no fundo todos imaginavam. O site que utilizou somente o G+ para divulgação teve aumento médio de 14,6 posições no disputado ranking. Em seguida, o que mais pesou foram votos no botão +1, com aumento de 9,44 posições em média.
Depois apareceram os sites que utilizaram o Facebook, com 6,9 e o Twitter (tuítes e retuites), com 2,88 posições. O pior resultado foi o do site cujo único foco foi aumento de seguidores no Twitter, que caiu uma média de 1,2 posições. O site-controle, curiosamente, que não fez qualquer atividade social, manteve-se inalterado no ranking.
De acordo com a empresa, o estudo revela a importância crescente que o Google está dando a sua própria rede e às interações via botão +1, o que pode ser um fator importante na batalha da empresa contra o poder crescente do Facebook na Internet.
Veja as informações sobre a pesquisa no infográfico abaixo: