Mapeamento aponta focos de atenção dos usuários no Facebook

Os internautas checam seus perfis no Facebook diariamente e, em alguns casos, fazem login na rede social mais de uma vez ao dia. Durante o tempo em que navegam no site, utilizam o bate papo, compartilham conteúdo e curtem publicações de sua rede de contatos. Mas o que será que chama mais a atenção dos usuários ao acessarem o perfil? Um experimento realizado pelo site Mashable em parceria com a EyeTrackShop procurou esclarecer esta questão.

Para compreender o caminho feito pelos olhos do usuário enquanto visualiza um perfil, foi utilizada uma câmera de rastreamento óptico. A função do aparelho era identificar quais elementos prendem mais atenção dos internautas ao analisarem uma fan page. Trinta usuários foram escolhidos para participar do monitoramento enquanto visitavam páginas de grandes marcas.

Os resultados foram compilados e concluíram que em 85% das vezes, as pré-visualizações de imagens, logo acima do mural, são focos de atenção das pessoas. A maioria dos internautas percorre visualmente o muram e passam ali quatro vezes mais tempo do que em qualquer outro elemento da página. Foi notado ainda que as páginas que contém maior número de imagens no mural prendem mais a atenção do visitante. A análise do rastreamento resultou na imagem abaixo, que marca com diferentes tonalidades o grau de atenção da pessoa. Na escala, quanto mais a cor se aproximar do laranja, significa que mais a região atrai o olhar do público.

atenção dos usuários

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais