Nós e o M de Mulher

Uma experiência em andamento merece ser registrada em função do seu ineditismo: o portal M de Mulher, hoje uma das cinco maiores audiências da Editora Abril na internet, estruturou um novo modelo no qual, além de contar com o conteúdo produzido pelas redações de AnaMaria, Claudia, Gloss, Minha Novela, Nova, Sou+Eu, Ti Ti Ti e Viva, haverá, ainda, o referenciamento dos posts de uma grande rede de blogs alinhados ao projeto editorial.

Já estão participando dessa iniciativa gente como Alê Rocha, do Poltrona.tv, Samantha Shirashi (que também é editora-chefe da rede desses blogs), com o coletivo Nossa Via e seu blog pessoal. A Vida como a Vida Quer, Marcelo Vitorino (Pergunte ao Urso e Amelias), Marcos Alencar (Instante Jurídico, é aquele advogado pernambucano que faz posts com um N95 da Nokia), a Gisele Ramos (do Diva Diz e Blog na TV), a Luiza Gomes, do Eu Capricho, e muitos outros.

“O projeto é termos centenas de blogs em cinco anos”, diz Demetrius Paparounis, diretor de redação numa entrevista ao Meio & Mensagem.

O grande mérito desse projeto é que os blogs mantém sua independência editorial e o conteúdo produzido é apenas licenciado para a Abril, que não tem direitos autorais sobre nada produzido pelos blogueiros. Os blogueiros são remunerados variavelmente, em função das suas audiências – a equipe comercial da editora comercializará a publicidade desses blogs, que não se prenderão por qualquer contrato de exclusividade com o projeto.

“É a maior aposta da editora para a internet no segmento feminino”, afirmou Demetrius.

O M de Mulher tem hoje 20,8 milhões de pageviews. A idéia de estruturar o portal surgiu da própria Editora Abril, quando ela identificou a oportunidade de referenciar o conteúdo daqueles que, internamente, os executivos chamavam de “especialistas amadores”. A BITES foi contratada para cuidar do planejamento e execução dessa iniciativa que está sendo pioneira dentro da Abril, e convidou a Coworkers para assessorá-la e cuidar da estrutura técnica.

“É uma quebra de paradigmas sem precedente na imprensa brasileira”, afirma Manoel Fernandes, Publisher da Bites.

Segundo a entrevista dada por Demetrius ao M&M, “a Editora Abril destinará R$ 6 milhões para a criação de campanhas voltadas ao público leitor e ao trade para comunicar a nova proposta. A proposta é estar fortemente presente em mídia durante todo o ano de 2009″.

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais