Path: dividindo sua vida com quem realmente importa
Já ouviu falar do Path? É uma rede social de compartilhamento de fotos disponível para smartphones Android e Iphone. Mas se engana quem acha que ela é uma rede social como qualquer outra. No Path, a ideia é dividir as suas fotos com pessoas realmente próximas, até porque você só pode compartilhar informações com até 50 pessoas. Então tem que escolher a dedo mesmo!
As cabeças por trás da criação
O conceito do Path foi criado por Dave Morin, ex-executivo do Facebook e pelo co-fundador do Napster, Shawn Fanning. Lançado em novembro de 2010, o Path chegou à internet com a proposta de ser uma “rede pessoal”.
Por ter esse limite no número de conexões com o seu perfil, o usuário é levado a fazer uma curadoria nos seus contatos para compartilhar apenas com os mais íntimos e próximos os seus momentos.
Por que limitar?
A inspiração veio de um trabalho do antropólogo britânico Robin Dunbar, da Universidade de Oxford. Dunbar conclui que 150 pessoas é o máximo de relações que um ser humano pode ter, e é uma função direta de nossa biologia. E para Dave Morin, cerca de 50 seriam as pessoas mais próximas e nas quais você pode confiar.
Recapitulando: Você pode ter até 150 amigos no Path e compartilhar com até 50 suas postagens. Mas a média de amigos dos usuários é de cinco a dez contatos. Então o Path é para aqueles que fazem parte do grupo dos “mais chegados”, com quem você pode mostrar muito de você.
O Path já bateu a marca de 2 milhões de usuários e o Brasil já figura no top 10 dos países que mais usam a rede social. Quer fazer o teste? É só sacar o seu smartphone, entrar no site do Path, baixar o app e começar a usar. Depois conta pra gente como está sendo a sua experiência com a essa rede social. 😉