Pesquisa aponta que TV influencia 40% dos assuntos do Twitter
A programação da televisão influencia – direta ou indiretamente – cerca de 40% dos assuntos que chegam aos Trending Topics (TTs) do Twitter no Brasil. Os dados são de uma pesquisa realizada pela consultoria E.life no terceiro trimestre de 2012.
Para realizar a análise, que tem como nome “Trending Topics do Twitter”, os assuntos foram divididos em categorias, sendo elas: data comemorativa, esporte, evento, internet e tecnologia, música, notícia, TV, política e cinema. O que se pode observar é que, mesmo dentro das diferentes divisões, na maioria dos casos, o que foi transmitido pela televisão teve maior popularidade no Twitter.
Nas categorias Esportes e Música, por exemplo, percebe-se que os tópicos com maior notoriedade estão justamente associados aos eventos televisionados, como os Jogos Olímpicos e os torneios de futebol, no caso da primeira, e o MTV Video Music Awards, Prêmio Multishow e a Turnê da banda Maroon 5, no caso da segunda.
No país inteiro, as notícias que renderam os maiores TTs do período foram as denúncias relacionadas ao pacote TIM Infinity, da operadora TIM, a chegada da sonda Curiosity ao planeta Marte e as chuvas e enchentes que ocorreram no sul do país. Em Cinema, o assunto mais comentado foi a saga Harry Potter, que completou 15 anos em 2012. Na categoria Política, o primeiro lugar ficou com TTs sobre as eleições, seguida da ação penal 170, popularmente conhecida como Mensalão.
De acordo com o estudo, diversas razões justificam o fato de a TV influenciar consideravelmente o que se fala na rede de microblogs. O principal seria a internet móvel, que facilita que cada vez mais as pessoas acessem o Twitter enquanto assistem o que passa na telinha. Além disso, programas populares, como foi o caso da novela Avenida Brasil, sempre acabam se tornando os assuntos mais falados em qualquer reunião social e no Twitter não seria diferente.
A pesquisa traz um ranking dos tópicos gerais do Brasil, mas foram levantadas também informações referentes às cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Em todos os tópicos analisados, o levantamento é numérico e não especifica, necessariamente, se o buzz é positivo, negativo ou neutro.
Confira abaixo a evolução e a distribuição das categorias no Brasil
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