Redes sociais como fonte de informação de utilidade pública

O surgimento e popularização das redes sociais trouxeram mudanças que estão acontecendo gradativamente no contato com empresas e pessoas, entretanto, muda também o relacionamento entre as notícias e o público. Isso acontece, principalmente devido à rapidez de difusão e quantidade de informação oferecida por um número enorme de pessoas.

São mais de 45% os internautas que acreditam que não vai demorar muito as redes sociais vão substituir os portais de notícias, e mais uma vez o motivo é a rapidez com que as informações são divulgadas, normalmente em um espaço de 140 caracteres e sem a necessidade de entrevistas, fotos ou equipe de jornalistas.

O mesmo fenômeno que vem acontecendo com o jornal impresso e a internet, desde a popularização da mesma, deve ter início entre portais e redes sociais, e da mesma forma nada pode afirmar que um acabará com o outro.

O nível de instrução é um dos fatores que afirmam que o processo de transferência é mais complexo do que parece; o valor de 45% cai para 22% entre os internautas com nível superior que aceitam a substituição dos portais pelas redes sociais. A fonte da informação é, provavelmente, a causa maior da desconfiança.

A tendência é que os portais tenham maior atenção para com as redes como o Twitter e o Facebook, e as vejam como alternativas de repasse de informação, que auxiliará, inclusive, no furo de reportagem.

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