62% dos brasileiros acessam a web para se conectar às redes sociais
Em levantamento divulgado recentemente pela Fecomércio- RJ/Ipsos revelou que as redes sociais são o principal motivo para os brasileiros se conectarem: mais de 60% dos internautas brasileiros tem como prioridade o acesso a estes sites. Outros dados demonstraram também que cada vez mais o número de habitantes conectados à web cresceu no país: em 2007 o percentual da população que estava na rede era de 27%, número que alcançou os 48% este ano.
Logo atrás da utilização das redes sociais vêm outros usos da internet para a população: os sites de pesquisa são responsáveis por 48% dos acessos, seguido pelos emails (34%), sites de notícias (34%), entretenimento (17%) e serviços (17%). Quanto ao local de conexão, 62% dos entrevistados informaram que se conectam a rede quando estão em casa, enquanto 15% utilizam a web em lan houses e no trabalho.
As estatísticas comprovam que mesmo a freqüência do uso entre os internautas brasileiros aumentou: dentre aqueles que possuem acesso à web, 47% afirmam que diariamente estão online, seguido por 33% que acessam a rede mais de uma vez por semana e 12% que costumam se conectar uma vez a cada sete dias.
Alguns aspectos podem ser considerados os responsáveis pela expansão do acesso à internet no Brasil, como o aumento do poder aquisitivo da população, os avanços da tecnologia e o comportamento do dólar que favoreceu a importação de peças e produtos. As dificuldades apontadas pelos brasileiros foram quanto ao conhecimento e uso do computador: 43% afirmaram que não se sentem totalmente seguros ao usar o equipamento, enquanto outros 38% alegaram que ainda não tinham o computador, e por isso ainda não se conectam. O levantamento foi realizado com 70 mil pessoas em nove regiões metropolitanas.