O crescimento e a importância dos Social Games
Um estudo divulgado nesta semana pelo NPD Group aponta a importância dos Games Sociais junto aos internautas. Segundo o estudo, 20% dos usuários da web com mais de 6 anos experimentou algum jogo em um site de redes sociais durante os últimos três meses, o que representa um número de 56.800.000 de pessoas; significativo para um campo relativamente novo.
Gráfico: NPD
Podemos perceber a tendência dos social games quando entramos no Facebook, por exemplo, e até mesmo no Orkut. Grande parte do feed de nossos amigos contém alguma atualização de algum jogo da rede social. De acordo com a pesquisa, 35% dos entrevistados eram novos no mundo dos jogos, nunca tendo jogado uma partida antes de mergulhar em alguma rede social. Mulheres e idosos são maioria entre os jogadores novatos. Ainda, 10% das pessoas entrevistadas disseram que já gastaram dinheiro jogando-os, enquanto 11% disseram que poderiam abrir suas carteiras no futuro.
Os jogos nas redes sociais já são uma tendência, e apesar de alguns desafio, como problemas de desempenho e velocidade de Internet dos usuários, eles têm tudo para se consolidar e para conquistar cada vez mais players. Os social games mostram como as mídias sociais criam oportunidades para estreitar relacionamento com o público e levar o conteúdo de que ele necessita.
É mais uma oportunidades para as empresas investirem e estarem presentes, atuando nos games sociais, interagindo com os usuários e tendo mais uma frente de atuação dentro das mídias sociais.