A evolução das mídias sociais
Você consegue imaginar como seria a sua vida hoje sem as mídias sociais?
As redes sociais surgiram muito antes da internet. Depois, o avanço das tecnologias permitiu a comunicação à distância que culminou no início da internet nos anos 1990. Nos anos 2000 a internet cresceu e, com isso, inicia-se o ‘boom’ das mídias sociais.
Você nem percebe, mas passa mais tempo conectado nas mídias sociais do com qualquer outra coisa. Segunda uma pesquisa recente, o brasileiro passa quase 4h conectado em redes sociais por dia. Foi constatado também que quase 50% da população nacional está presente de forma ativa em alguma rede social. O acesso a mídias sociais se dá em quase sua totalidade através também de smartphones.
Quando olhamos para as plataformas sociais, é fácil perceber o seu amadurecimento. Muitas delas já deixaram de ser consideradas redes e passaram a ser consideradas canais de mídia, como é o caso do Facebook.
Outro ponto importante de destacar é que com o amadurecimento da tecnologia de internet móvel, as redes sociais imediatistas ligadas a vídeos e transmissões ao vivo tem se tornado cada vez mais populares. Vale destacar aqui o Periscope e o Snapchat.
Existem redes sociais para todos os nichos que você possa imaginar. Desde redes com públicos bem distintos, como é o caso do Facebook e Instagram, até redes sociais com assuntos extremamente específicos, como é o caso da rede social criada só para anões, e outra criada só para viabilizar encontro entre pessoas comprometidas, no caso, viabilizar traições.
Os próximos passos deste universo extremamente novo e que evolui numa velocidade tão rápida é o nos faz planejar as estratégias que melhores se adequam a cada uma das nossas marcas. Mas o mais importante é sempre lembrar que não se trata da tecnologia, e sim das pessoas que estão por trás disso tudo. São elas quem ditam os próximos passos e transformam as redes sociais.