A maioria dos leitores de notícias on-line checa cinco sites ou menos, diz estudo

Matéria publicada pelo jornal The New York Times neste domingo (14) apontou que a audiência das notícias online não está concentrada em um único canal. Até então nenhuma novidade. O fato relevante do estudo refere-se à tendência dos internautas a se fidelizarem com meia dúzia de fontes, apesar do “vasto leque de escolhas digitais” disponível atualmente.

O jornal relatou que apenas 35% das pessoas que buscam notícias online vão direto em um site favorito e apenas 21% são mais ou menos “monogâmicas”, baseando-se em poucas fontes de notícias.

O estudo do Pew Research Center mostrou ainda que 57% da audiência da grande rede depende apenas de dois a cinco portais. Pesquisas paralelas confirmam esta tendência de comportamento em relação à busca de informações e de entretenimento: afirmam que pessoas com acesso a centenas de canais de televisão tendem a se ater a um número reduzido deles.

Na pesquisa do Pew, apenas 7% das pessoas afirmaram estar dispostas a pagar para ter acesso a um site de notícias, mesmo entre aquelas que se declaram infiéis, 19% consideram melhor pagar, em vez de procurar informações em diversos sites de notícias.

O mesmo estudo relatou ainda que diversos sites de notícias defendem a ideia de que se apenas um percentual de 5 a 10% de seus leitores contratassem pacotes pagos, a medida representaria um sucesso para sua receita. Muitos – incluindo o The New York Times – fizeram planos para iniciar algum tipo de sistema restrito de acesso a notícias.

Aglutinando dados da Nielsen Online, sobre comportamento do usuário de internet, o relatório também concluiu que, embora existam milhares de sites de notícias a disposição do público, um número relativamente pequeno (menos de 200) concentra 80% do tráfego online, somente nos Estados Unidos.

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