As 3 chaves para a influência no Twitter

O Twitter vem crescendo em importância e a influência nesta rede é a chave para obter sucesso como ferramenta de marketing e nas relações com os clientes. Existem algumas formas de mensurar esta influência, mas três elementos são fundamentais: alcance, network e ampliação.

Algumas dicas são úteis para aumentar a influência no Twitter, seja um perfil pessoal ou não. A primeira questão é o alcance. A maioria das pessoas usa a estratégia de seguir diversos perfis esperando ser seguido de volta para aumentar este alcance. Porém, esta estratégia está longe de ser a melhor. É mais eficiente seguir pessoas que você conhece. Amigos, contatos atuais e clientes são mais propensos a te seguir de volta. Além disso, utilize outros canais para divulgar o perfil, como Facebook e e-mail, por exemplo.

Não use o jargão ‘Siga-nos no Twitter’, pois é tão comum que passa despercebido por quem lê. Além disso, os usuários do Twitter sabem o que fazer quando encontram um perfil que os interessa. É muito mais eficiente dar um bom motivo para que as pessoas o sigam. E este motivo é o conteúdo que é compartilhado no perfil.

Enquanto o ‘alcance’ são todos aqueles que estão ligados a um perfil, a ‘rede’ ou ‘network‘ é a qualidade das pessoas que estão ligadas e interagindo com ele. Para melhorar a sua rede existem algumas técnicas. A melhor delas é envolver pessoas influentes nos seus tweets. Se ela te responde, acaba influenciando e divulgando para a sua própria rede. Isto pode ser feito com escritores, profissionais influentes de determinada área e até mesmo com grandes marcas. A influência vai além do que se está dizendo, ela inclui também quem e o que dizem de volta para você.

No Twitter existem duas formas de classificar a ampliação: os ‘retweets’ e as ‘mentions’. Os retweets são um desafio, pois é necessário ser interessante e conectado. Você precisa trabalhar a qualidade do que está dizendo e, muitas vezes, fazer observações interessantes ou engraçadas aumentam as suas chances de ser retweetado. Usar hashtags populares também ajuda.

Conseguir mentions também não é fácil. E mais difícil ainda é ser mencionado por influenciadores que não o seguem. Uma interessante forma de conseguir isso é fazendo perguntas a influenciadores sociais, que costumam responder e mencionar perfis.

Comece a fazer uso dessa rede social de forma estratégica para construir uma boa imagem na rede. Contudo, tome cuidado para não perder a pessoalidade.

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