Como escolher temas para produzir conteúdo web?

Na hora de pensar o que escrever de conteúdo para blogs, sites e redes sociais, sempre bate aquela dúvida sobre o que falar. Como já provado em diversas pesquisas, um bom conteúdo é fundamental para atrair fãs, seguidores e, é claro, clientes para uma marca. Mas, como saber o que realmente agrada ou não seu consumidor?

A dica é ficar atento ao que as pessoas estão procurando saber, o que está em alta e quais as principais dúvidas que rondam a rede. Quem puder e souber responder as perguntas, sairá na frente. A reputação da empresa se dará em grande parte pelo conteúdo que ela apresentar. Mas, vale ressaltar que os assuntos devem estar em consonância com a área a que se dedica o negócio. Dessa forma, se uma empresa trabalha com música, não é interessante que ela fale de alimentação (a não ser que o tema tenha um link com o mercado musical), porque seu público alvo não são consumidores que estejam interessados em saber sobre alimentos.

Tendo isto em mente, é necessário ir atrás do que está sendo questionado na web e quais são as novidades na rede. Os sites especializados são uma forma de obter informações sobre o que é novo. Também há algumas outras formas que podem ser úteis na hora de obter temas para conteúdo. Aqui vão alguns exemplos simples que podem ajudar bastante:

  • Yahoo respostas

Uma pesquisa sobre o que está sendo questionado no Yahoo respostas pode dar excelentes pautas; outra ideia é responder a pergunta com o texto que foi escrito no blog, site etc.

  • Google discussões

Traz os principais debates na rede relacionados ao termo de busca indicado;

  • Google Suggest

Esta ferramenta de pesquisa do Google completa seu termo de busca com o que mais foi procurado por outros internautas. Dessa forma, se você buscar, por exemplo, por “mídias”, o buscador irá te mostrar as opções “mídias sociais” e “mídias digitais” como primeiras opções, o que indica que estes são os termos mais procurados com a palavra.

  • Ebooks, palestras, cursos etc

Todo conhecimento adquirido pode ser transformado em texto e, assim, ser reproduzido para outras pessoas. Caso tenha acesso a algum conteúdo interessante, o redator web pode escrever seu próprio texto e levar esta informação para os internautas que o acompanham. Mas, vale lembrar que, sempre que forem utilizadas informações de outros sites/pessoas, é extremamente importante dar os créditos no texto.

Existem várias outras formas de obter temas para produzir conteúdo. A internet oferece diversas ferramentas que podem contribuir para esta busca – isso sem contar os meios offline. Porém, o mais importante é estar sempre bem informado e atento a tudo que se fala a respeito da área de atuação da empresa e refletir se o que está sendo produzido realmente é de interesse do público alvo.

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais