Em 2009 empresas devem investir 13% a mais em marketing do que em 2008
Com toda esta crise mundial que ronda vários países desenvolvidos e em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, redução de custos é a primeira medida que as empresas tomam para conseguir sobreviver em meio ao caos capitalista. Especialistas no mercado especulavam até que o primeiro a sofrer redução seria o marketing, a publicidade, porém uma pesquisa do IBOPE Inteligência mostra uma perspectiva diferente.
Segunda mostra a pesquisa do Ibope Inteligência com associados da Amcham, o crescimento do orçamento destinado às ações de marketing deve ser de 13% em 2009. Neste ano de 2008, as empresas destinaram ao marketing cerca de 7.6% de seu orçamento para marketing, no próximo ano espera-se que chegue a 8.6%
Na última sexta-feira (07/11) no evento III Marketing Round Up, a Diretora Executiva de Atendimento e Planejamento do Ibope, Laure Castelnau, disse que ” A boa notícia é que mesmo no meio da crise financeira internacional não há uma perspectiva de redução, mas sim de crescimento das atividades no setor”.
Dados do estudo
Realizado entre os dias 06 e 20 de outubro, a pesquisa envolveu cerca de 211 empresas da indústria (30%), comércio (11%), serviços (41%) e demais segmentos (10%). As entrevistas feitas via internet foi respondida por CEOs, Diretores e gerentes.
Foco
Segundo ainda a pesquisa, a prioridade para investimento no setor será:
- Internet (56%)
- Email marketing (39%)
- Mídia impressa (24%)
- Mala direta (23%)
- TV aberta (16%)
- Celular (13%)
- Rádio (10%)