Entendendo a tendência da busca social

Cerca de 70% dos internautas usam a rede como ferramenta de pesquisa na procura por informações de seus interesses. A ferramenta mais popular para isso são os mecanismos de buscas, usados por 98% dos usuários de internet. Entretanto, o comportamento de pesquisa dos internautas tem mudado à medida que os sites de redes sociais se tornam mais presentes em suas rotinas de navegação.

É cada vez mais comum que os internautas peçam à sua rede informações sobre um assunto, produto, temática etc, antes de fazer uma busca usando sites como o Google. Para entender a satisfação dos usuários em cada uma dessas formas de pesquisa, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) realizou um estudo experimental com doze internautas.

Primeiramente, os usuários passavam mais tempo pesquisando nos buscadores do que a sua rede enviava respostas. Em média, eram 30 minutos dedicados aos mecanismos de buscas, enquanto em apenas 17 minutos já haviam respostas dos amigos. De forma geral, os pesquisados gostavam mais dos resultados encontrados através dos buscadores, e apreciavam a flexibilidade de alterar o termo buscado, refinando a sua busca.

Ainda assim, 70% dos que participaram da pesquisa disseram que a busca através da sua rede social agregou aos resultados e pretendem usá-la novamente no futuro. Um dos principais motivos para isso foi que os internautas confiam nos integrantes da sua rede. Além disso, através de seus amigos na rede, os usuários conseguiam informações no formato de opinião, ou seja, com avaliações sobre o tema pesquisado. Por fim, a rede de amigos de um internauta é capaz de oferecer informações personalizadas, justamente pelo fato de os usuários conhecerem seus amigos e suas preferências, estilo de vida e o contexto em que a demanda foi feita.

Assim, o que se chama de social search deve continuar a se consolidar através de duas formas: 1) internautas solicitando diretamente informações à sua rede, e isso se torna cada vez mais comum à medida que o número de conexões aumenta, ou seja, à medida que as redes sociais vão se popularizando. Isso pelo fato de que este estudo do MIT mostrou que a solicitação de informação é tanto mais bem-sucedida quanto maior a rede do usuário. 2) integrando critérios relacionados às aprovações/reprovações dos internautas na rede aos algoritmos dos buscadores, como o Bing busca fazer através de sua parceria com o Facebook.

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