Lição de uma marca que apostou em Social Media

Uma pesquisa liderada pela E-Consultancy, em associação com o Online Marketing Summit, constatou que a maioria das empresas ainda está apenas experimentando quando o assunto é social media. Com base nesta informação, vale a pena prestar atenção à forma como algumas marcas de sucesso fazem uso dessas ferramentas. Exemplo disso, é o relato feito ao blog Webpronews pelo diretor de compra de mídia nacional e marketing digital do grupo Intuit’s, Seth Greenberg. Para ele, alguns esforços são muito eficazes quando o assunto é a consolidação de uma imagem em social media.

No post, Greenberg destacou algumas ações idealizadas pelo grupo norte-americano para consolidar sua presença na rede. “O Intuit é ativo em redes como o Twitter e Facebook, bem como no YouTube e  realiza ainda ações em perfis do MySpace e LinkedIn”, informou.

Quando questionado sobre a validade de se concentrar em algumas redes mais do que em outras, Greenberg disse: “Atualmente, Twitter e Facebook são o foco das ações de social media para a maioria das grandes corporações. Pesquisas indicam que mais de 50% dos clientes – com poder de decisão e de compra – utilizam estas ferramentas”.

Para ele, o Twitter oferece uma forma transparente e ágil de estabelecer compromisso com clientes e potenciais consumidores. Permite ainda solucionar dúvidas, problemas ou atender a comentários gerais. “Através de ambas as redes somos capazes de fornecer informações relevantes, oportunas e valiosas para os consumidores”.

No caso dos iniciantes, o primeiro passo dado no sentido de se estabelecer nesse meio, na visão de Greenberg, inclui uma avaliação sobre como a empresa e seus colaboradores se comportam na rede, como exercem suas funções no local de trabalho e de que maneira atendem seus clientes. “Traçado este perfil, partimos para a realização de treinamentos em todos os setores a fim de alinhar a postura da corporação nas áreas de comunicação, marketing, logística e até nos pontos de varejo”, ressaltou.

Segundo o diretor, o trabalho de posicionamento em social media deve estar ainda ancorado em plataformas exclusivas para o ramo de negócios. Ele revelou que na hora de realizar ações na rede a empresa optou por manter dois perfis no twitter: um para responder a questionamentos e comentários gerais sobre a marca e outro com dicas neutras e informações úteis. Além disso, temos uma fã page no Facebook, blog corporativo e um site, o TurboTax Live, “hoje, utilizado por mais de 11 milhões de pessoas”.

Uma pergunta que a empresa sempre se faz, segundo informou Seth Greenberg, é se a Intuit está sendo capaz de integrar seus serviços online, com as atividades offline e de marketing social. “A experiência de compartilhar produtos via Facebook dá aos clientes a opção de participar do processo de composição das nossas notícias e cria um efeito de rede quando nossos fãs compartilham um comentário ou enviam uma revisão”, diz Greenberg.

Ele reforça ainda que outra estratégia adotada é o alinhamento de toda a divulgação feita em social media com as demais formas de publicidade adotadas, como os anúncios em emissoras de tv. Quando questionado sobre como as ações de social media da Intuit têm contribuído para as vendas da empresa, a fidelização de seguidores da marca e o tráfego de informações que a mencionem na web, Greenberg disse que eles “estão aprendendo que o social media pode ser um caminho muito potente para a condução das receitas, e até mesmo mais influente do que outros canais, quando aplicado na medida certa”.

O que você acha da estratégia da Intuit? Reconhece nesse modelo formas que poderiam ser aplicadas ao seu próprio negócio? Compartilhe seus pensamentos aqui.

 

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