Mídia Social Efetiva – Não deixe as ferramentas controlarem o jogo

Muitas campanhas em mídias sociais estão em canais específicos, isolados e não integrados. Portanto, condenadas a não terem um impacto significativo a que poderiam atingir, por não terem sido iniciadas com planejamento, objetivos claros e foco no público-alvo, e também, por apenas focalizar nas ferramentas utilizadas. Não é regra, mas a maioria das pessoas ao planejar uma reforma em casa não busca inspiração sobre o que fazer na caixa de ferramentas (hummmm – o que eu poderia fazer com estas ferramentas…). O início de uma atividade como esta é normalmente marcado pelo estabelecimento de uma meta a ser alcançada (no caso da reforma, esta é uma ação geralmente solicitada pelas esposas). Vamos trabalhar com o exemplo de instalar uma estante. Para realizar esta tarefa você vai à caixa de ferramentas para selecionar as que serão utilizadas para alcançar o objetivo – neste caso, broca, algumas buchas e parafusos, um lápis e inspiração.

Não se esqueça dos seus objetivos e público

Existem muitos exemplos no marketing moderno de ferramentas chegando primeiro e o objetivo e mensagens chegando em segundo lugar – especialmente nas mídias sociais. As pessoas têm deixado as ferramentas dominarem, em vez de trabalharem a sua melhor maneira de usá-las que é a de ajudar-nos a alcançar objetivos e engajar respectivos públicos. Pior ainda, esta atitude tem se tornado discreta e isolada de outras ferramentas utilizadas. E mais outra atitude negativa: não pensar nas implicações do relacionamento com cliente. Pesquisar, primeiramente, o nicho em que meus clientes estão inseridos, para que possa utilizar a melhor ferramenta para a oferta dos melhores serviços e descontos. O conselho mais acertado seria por começar uma campanha com objetivos e público-alvo definidos e só depois disso – análise de contexto – identificar as ferramentas mais apropriadas a serem utilizadas. Quais ferramentas de mídia social meu público está usando e como? No que essas ferramentas podem me ajudar no relacionamento cliente x empresa?

Use as ferramentas sem ser utilizado por elas

É claro, certifique-se que você entende o funcionamento dessas ferramentas e suas características, além de compreender o que elas podem oferecer para conectar seus clientes a sua mensagem. É isso que fará com que conquiste clientes leais. O ideal é usar as ferramentas em mídias sociais que amplifiquem a mensagem produzida em campanhas, utilizando vasta gama de canais para apoiar um objetivo específico. Campanhas em “canais específicos” devem ser devidamente pensadas, para se ter a eficácia desejada.

* Adaptação e tradução livre baseada em post do blog Navigator Marketing
Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais