Nem só de números vivem as mídias sociais

A cada dia aumenta o número de empresas que decidem “entrar” nas mídias sociais e estar por dentro de tudo o que acontece na web. Muitas empresas, porém, se preocupam demasiadamente com o número de seguidores do Twitter, o número de fãs em sua fanpage do Facebook ou o número de visitas e comentários de seu blog e se esquecem que tudo isso faz parte de um processo que requer além de tudo, um relacionamento contínuo com os usuários e conteúdo relevante.

Muitas vezes vejo isso com um objetivo de “status nas mídias sociais” que as empresas querem atingir (por parte das que se preocupam apenas com os números, claro). Números são importantes? Claro que sim! As empresas investem nas mídias sociais para atingir determinada meta calcada em números também. Os números traduzem os resultados atingidos pela marca em determinada estratégia. Porém, de que adianta grandes números sem um estratégia por trás deste números?

As empresas precisam monitorar em tempo real o que acontece com a sua marca e qual é a relação dos usuários com estas. A partir disto ela poderá trabalhar da melhor maneira o relacionamento com seu público. Uma marca jamais pode deixar o usuário falar sozinho, seja lá em qual canal da web isto aconteça.

O mundo real não se difere mais do mundo digital e as empresas já não podem separar estes dois mundos. As organizações tem um determinado comportamento quando lançam, por exemplo, campanhas na TV, porém o comportamento que elas precisam ter na Internet vai além da experiência em campanhas de marketing tradicional. Não existe mais real e virtual e deve-se ter em mente que atrás de qualquer computador o que existem são pessoas.

O sucesso de uma estratégia nas mídias sociais vai além do número se seguidores que a marca possui. Relevância, relacionamento, comunicação, envolvimento, interação e engajamento devem nortear os objetivos das empresas quando estas pensam em mídias sociais.

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