O conceito de opinião livre na internet será ainda válido?

No início da popularização da internet e de espaços como os blogs e posteriormente as mídias sociais em geral, como Twitter e Orkut, profissionais de comunicação desenvolveram teorias de que esses espaços seriam abertos a opiniões e ideias de todas as pessoas, que teriam a partir de então um espaço para falar e serem ouvidas e não apenas atuarem como receptoras das mensagens dos meios de comunicação.

Isso realmente aconteceu e acontece, mas até que ponto o que essas pessoas escrevem são mesmo a sua opinião, até que ponto a opinião verdadeira sobre determinado assunto pode ser aberta na internet sem que isso a prejudique, tanto no trabalho como na vida pessoal.

Já entendemos que não existe mais a barreira entre o virtual e o real, simplesmente porque uma pessoa não pode separar o que é real e virtual, tudo está mesclado e diz muito sobre o que ela é. Atitudes de indignação aconteciam muito devido a falsa crença de que a internet era um espaço em que ninguém te conhecia, hoje, entretanto, essa postura não é mais aceitável.

Falar mal do emprego, por exemplo, quando feito na internet atinge muita gente, sendo essas pessoas, clientes, futuros funcionários e fornecedores, podendo trazer uma incrível repercussão negativa que poderá acabar na demissão do funcionário. Quem sai mais prejudicado nessa história, empresa ou empregado?

É preciso, hoje, que a atenção ao conteúdo que se produz na sua rede social pessoal seja redrobrada, sendo assim, será que o conceito de espaço livre para opiniões ainda é valido? A internet ainda é um espaço para a exposição de opiniões e mais, um espaço democrático e de produção de conteúdo, mas o conceito de opinião livre, ainda deve ser muito discutido.

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais