Ferramenta mostra quanto valem seus dados disponíveis na web

A maioria das pessoas não tem nem ideia do quanto se expõem na rede. E, acredite, tem muita gente interessada no conteúdo que você deixa a disposição na internet! A extensão Privacyfix tem o objetivo de permitir que você saiba exatamente quais dos seus dados estão na web e quanto valem estas informações pessoais que você divulga sobre si mesmo.

O recurso, que é gratuito, mostra quais informações do usuário são visíveis para outros internautas acessarem, de acordo com cada opção de privacidade configurada nas contas do Google e do Facebook. Na rede de Mark Zuckerberg, há como visualizar seus posts, páginas curtidas, dados de perfil e aplicativos adicionados. Já na gigante de buscas, é possível configurar históricos de busca do usuário e outras opções do Google+. O recurso também aponta outros sites visitados que estão compartilhando seus dados ou registrando as suas atividades, e mostra como impedir que isto continue acontecendo.

Além de explicar como cada uma dessas informações pode ser convertida em lucro por certas companhias, o programa, disponível para Mozilla Firefox e Google Chrome, permite que você mude opções de privacidade e aumente a sua segurança. É possível também ativar a chamada “Healthbar“, que mostra o quanto o usuário está seguro com seus dados na web. Quanto mais laranja o ícone da ferramenta ficar, mais o internauta está exposto na internet. Mesmo aqueles que adotam medidas de segurança podem se assustar com a intensidade da vigilância presente na rede.


Como funciona

Assim que instalar a extensão, uma nova aba do navegador é aberta, exibindo uma espécie de “Painel de controle do programa”. Neste painel, há uma série de abas, cada uma responsável por um grupo de configurações. Ao entrar em qualquer uma delas, você obtém as opções referentes ao tipo de proteção oferecido. Se desejar modificar as configurações em qualquer uma das abas, basta clicar no botão “Fix” ao lado da alternativa. Para utilizar o aplicativo, é necessário ter feito o login em alguma conta do Facebook ou do Google.

 

Fonte: Baixaki

 

 

 

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais