Relevância: chave para atingir o público-alvo
O sucesso de uma campanha nas mídias sociais, assim como a evolução de ações na mídia off-line depende sempre do quão interessante será o conteúdo que você passará para o seu público. Pensar em estratégias para aumentar o número de seguidores, fãs ou potencializar as vendas: tudo isso gira em torno da necessidade de atingir seu público em cheio e corresponder às expectativas. Para que a sua mensagem seja eficaz e alcance os objetivos propostos, a palavra de ordem é relevância!
A imagem abaixo representa essa relação. Através dela, podemos chegar ás conclusões lógicas que vão possibilitar a criação de ações que despertem o interesse. Para que isto aconteça, é necessário pensar em quatro fatores:
– Mensagem relevante: saber o que seu público quer escutar, qual as expectativas dele sobre seu conteúdo.
– Audiência relevante: é importante traçar quais pessoas você quer atingir, quem são aqueles que você considera interessantes e que vão se transformar em um público engajado com a sua marca, produto ou empresa.
– Local relevante: a partir do momento que você sabe quem é o seu público, é mais fácil identificar onde ele está. Estar presente nos canais certos é o caminho mais curto para conquistar as pessoas que você quer.
– Hora relevante: esteja atento ao horário de maior movimentação das mídias onde seu público está para se certificar de que seu conteúdo chegará na hora certa aos olhos de todos.