STB consolida presença na web 2.0
Empresa aposta nas redes sociais para ampliar relacionamento com o público jovem e consolidar liderança no mercado
Antenado com as tendências da internet e ciente da importância das mídias sociais na propagação de informações, o Student Travel Bureau (STB) aderiu, desde o início de 2010, a novas plataformas de comunicação. O objetivo é que tais recursos conversem com o público 2.0, que é ávido por novidades e por ações diferenciadas capazes de proporcionar interação entre o mundo real e o virtual.
Com a intenção de atingir um público jovem, o STB elegeu como embaixadoras da marca as blogueiras: Lidi Faria (@lidifaria), ganhadora do primeiro concurso cultural Embaixador STB; Bruna Calheiros (@baunilha), apresentadora da MTV; e Lia Camargo (@kittykills), designer da revista Capricho. No Blog Embaixador STB é possível acompanhar os posts de duas das meninas que ficarão uma temporada no exterior: Bruna que já escreve direto de Nova York e Lidi irá para o Canadá ainda esta semana. “Esta ação possivelmente envolverá seguidores do STB em todo o país”, relata a gerente de internet do STB, Karin Ehmke.
Todas essas ações foram desenvolvidas pela Coworkers Mídias Sociais, empresa especializada neste segmento e responsável pelo posicionamento de grandes marcas na Web 2.0. No caso do STB, a proposta abrangeu passos como a criação, direcionamento e ativação de perfis em canais como blog, Orkut, Twitter, Youtube, Flickr e Facebook. Além disso, a criação da plataforma STB Me Adiciona, que reúne todos os perfis da marca em redes sociais, figurou como um diferencial, pois possibilita ao usuário o acesso fácil a todos os meios de comunicação da marca.
Outra ação interessante idealizada pela equipe de estratégia da Coworkers foi o STB Photobooth, realizada na última edição do Salão do Estudante, em março. A busca por informações e pelas fotos produzidas no evento gerou mais de 64 mil page views somente no Blog do Embaixador. “A ação foi sucesso entre o público presente. Criamos um estúdio fotográfico que permitiu a centenas de visitantes a escolha de um destino e a oportunidade de se ver naquele local. Após o evento, foi grande a movimentação dos seguidores junto às plataformas STB na internet em busca das imagens”, lembra Karin.
A cobertura do evento via streaming resultou em 38 vídeos – postados em canais como o YouTube e o Twitter – que acumularam mais de 360 mil exibições após a divulgação do evento por parte das Embaixadoras STB.
Sobre o Student Travel Bureau
O STB é líder nacional no segmento de turismo jovem e educação internacional. Fundado em 1971, tem mais de 60 lojas no Brasil, além de unidades na Austrália e na Nova Zelândia. Quase 50 mil jovens viajam todo ano nos programas do STB, como cursos de idiomas, extensão universitária, experiência de trabalho, au pair e turismo. Recrutador exclusivo para os programas de trabalho da Disney no Brasil, o STB oferece suporte completo nas viagens, como assistência médica internacional, reservas de acomodações e transporte e a Carteira Mundial do Estudante ISIC.
Sobre a Coworkers Mídias Sociais
Pioneira no mercado de comunicação corporativa em mídias sociais, a Coworkers vem, desde 2007, orientando o posicionamento de grandes marcas nacionais e multinacionais no novíssimo ambiente online colaborativo, conhecido como web 2.0.
Para o diretor de planejamento e sócio da Coworkers, Wagner Fontoura, passado o momento em que as empresas descobriram o potencial publicitário das novas mídias, “é chegada a hora de investirem na construção de um relacionamento de fato com seus consumidores via web – canal com maior potencial de comunicação interativa da atualidade”, afirma Fontoura.