A tecnologia pode ajudar na aproximação dos alunos com a escola

Não é de hoje que a discussão que envolve as salas de aula e as tecnologias existe. Desde a popularização do computador e da internet a questão de aliar os aprendizados escolares com as “novas” mídias é uma polêmica constante entre educadores que defendem e que são contra essa junção.

No dia a dia conseguimos perceber que o posicionamento radical contra a introdução da tecnologia e das mídias sociais no ambiente escolar vem diminuindo, entretanto o trabalho para a aceitação e utilização integral nas salas de aula ainda tem um longo caminho a ser percorrido, afinal, essa introdução representa mudanças na dinâmica social e cultural.

Em exemplos práticos de como poderia funcionar a dinâmica entre escola e comunicação digital, pensemos no Twitter: algumas escolas já começaram a trabalhar com a ideia de usá-lo para incentivar a pesquisa dos alunos. Um professor de Biologia, por exemplo, poderia utilizar sua página para twittar informações curiosas sobre determinado assunto, de forma a incentivar a procura e introduzir o assunto que seria tratado em sala de aula. Além do Twitter, ações como essas poderiam ser desenvolvidas em Blog, Facebook, e em diversas redes sociais que fizessem parte do dia a dia dos alunos.

Pensando em ferramentas mobile, todo jovem adora tecnologia, e não há a necessidade de se pensar em aplicativos complicados, basta um SMS com resumos ou exercícios que podem, inclusive ser respondidos por mensagem também. O que importa disso tudo é o professor passar informações relevantes e que ao mesmo tempo faça com que o aluno encaixe na realidade e nas atividades rotineiras.

A criatividade para uso da comunicação digital deve ser entendida como um avanço que facilitará a aproximação do aluno com o professor e com a disciplina, além de incentivar a pesquisa na web por assuntos relevantes. Um blog de um professor, por exemplo, pode se tornar fonte segura para pesquisa e aprendizado.

Alguns colégios já estão começando a aplicar essa tecnologia que vai além de uma sala que na maioria do tempo fica fechada e poucos professores que tem acesso para darem aulas muitas vezes monótonas e sem participação dos alunos.

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais