Acompanhando de perto os novos consumidores

É nítida a mudança ocorrida no perfil dos consumidores ao longo dos últimos anos. Eles estão mais atentos, exigentes, acompanham de perto as empresas e o mais importante: a cada dia cresce o número de consumidores que estão na Internet. Diante deste novo cenário, o papel das empresas é de enquadrar as suas estratégias a este novo consumidor e aproximar dele de forma diferenciada.

Sempre foi papel do marketing entender e satisfazer os desejos do consumidor e para isso há uma ampla área dentro do marketing dedicada ao estudo do comportamento do consumidor, consumidor que agora, já não possui o mesmo perfil que há 5 anos atrás. Dentro deste contexto, cresce a importância do monitoramento contínuo, com o objetivo de acompanhar e conhecer este novo consumidor. Como a mudança é muito rápida, não há outra forma, senão o monitoramento e acompanhamento dos consumidores a todo o tempo.

Muitas empresas ainda não entendem perfeitamente o dinamismo desta mudança de comportamento do consumidor e acabam adotando estratégias de marketing que faziam sentido no passado, e não mais na nova era da Internet. Os consumidores agora têm em mãos uma quantidade absurda de informações e fazem uso destas para manter um relacionamento com a marca. Além do mais, eles estão presentes em redes sociais, comunicando com outros usuários e trocando experiências de uso de serviços e produtos. Não há mais controle por parte das empresas sobre suas marcas.

O que cabem à elas fazer é acompanhar de perto estes novos consumidores, estudar a fundo o seu comportamento, relacionar-se com eles, aproximando-os cada vez mais da empresa, em uma relação de troca, como uma via de mão dupla, pois este é o novo sentido do relacionamento entre empresas e consumidores na era da Internet.

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