Dois brasileiros estão entre os mais influentes no Twitter
O jornal americano ‘The New York Times’ divulgou uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Twitalyzer que listou os perfis mais influentes do mundo no Twitter. Segundo o ranking, o comediante Rafinha Bastos é a pessoa mais influente no Twitter. Outro brasileiro que figura na lista é o apresentador Luciano Huck, considerado a décima pessoa mais influente no microblog.
Ao contrário do que geralmente se imagina, usuários com mais seguidores não necessariamente são os mais influentes. Lady Gaga, Justin Bieber e Britney Spears, donos dos perfis com mais seguidores do mundo, não aparecem na lista dos dez mais influentes da rede. Isso porque o ‘índice de influência’ é baseado no número de vezes que o usuário é mencionado no Twitter, incluindo os Retwittes.
Por isso, a contagem de seguidores não é a maneira ideal de se mensurar a importância de um perfil na rede social. O ator Charlie Sheen, por exemplo, entrou para o Guiness por ter atingido um milhão de seguidores em tempo recorde, mas não aparece no Top 10 dos perfis mais influentes. Assim como ele, a cantora Lady Gaga que tem 7,9 milhões de seguidores está na 41ª posição dos mais influentes. Na contramão, Rafinha Bastos tem 1,69 milhões de seguidores e é dono dos tweets de maior repercussão em toda a rede.
O estudo da empresa Twitalyzer também mostrou os países onde o Twitter é mais popular. Na primeira posição aparecem os Estados Unidos, seguidos pelo Brasil, Inglaterra e Canadá.
Veja o ranking dos 10 perfis mais influentes do mundo no Twitter. Ao lado estão as pontuações de influência, que variam de 0 a 100.
1. Rafinha Bastos (90)
2. Chad Ochocinco (89)
3. Conan O’Brien (88)
4. Stephen Fry (87)
5. Ryan Seacrest (86)
6. Snoop Dogg (85)
7. Barack Obama (83)
8. Rainn Wilson (83)
9. Kim Kardashian (81)
10. Luciano Huck (77)