Entenda a importância do mobile marketing para o seu negócio

Você já parou para pensar em como os dispositivos móveis podem impactar diretamente seu negócio e como o mobile marketing pode aumentar sua vendas?

2015 é oficialmente o ano que o mobile ultrapassou o desktop em tempo de uso por usuário e deixou até mesmo o maior player do mercado de Internet com expectativas acima das esperadas.

“O celular vem se tornando nossa primeira tela, não mais a segunda ou terceira tela. Nós não ficamos mais online, nós vivemos nossa vida online.” Google.

Em junho deste ano, o Google realizou o Mobile Day (quem se lembra? assista o Mobile Day neste link), um treinamento para profissionais de marketing digital entenderem a real importância do mobile e como seus negócios poderiam se adequar à esta “nova” realidade.

A verdade é que com o avanço da tecnologia adaptada para dispositivos móveis, já notamos nos últimos anos a mudança de comportamento da sociedade e, como agora a vida está muito mais conectada, na ponta de nossos dedos.

Números do mobile marketing

mobile marketing no brasil

Segundo o Google, 86% dos usuários fazem pesquisa no mobile antes de comprar e, 6 em cada 10 espectadores já usam mobile enquanto assistem TV (destes, 7 em 10 prestam mais atenção no dispositivo móvel).

Só para ter uma dimensão de como estamos posicionados, o Brasil é o 4º maior mercado de smartphones no mundo com praticamente 1 para cada 2,7 pessoas (Search Engine Journal) e possui apenas 5% do investimento publicitário em mobile.

As mudanças são muito rápidas e as empresas nem sempre conseguem acompanhar a evolução da tecnologia na velocidade que precisam ou na velocidade de uso do seu consumidor. O fato é que o uso da internet, principalmente em smartphones, é uma realidade gigante, na qual 72% dos usuários deste tipo de aparelho móvel acessam a web todos os dias através dele.

Uma pesquisa recente da Mary Meeker apontou que nós olhamos nossos celulares em média 150 vezes ao dia. Você consegue imaginar a dimensão disso? E esta é uma tecnologia que aproxima e permite que um número muito maior de brasileiros possam ter acesso diário à Internet e com isso, ao seu produto e/ou serviço.

M-commerce: o desafio

vendas através do mobile: dicas

O mobile alterou e vem alterando ainda mais a forma como o consumidor passa pela jornada de consumo, pois agora introduz os aparelhos móveis na pesquisa de preferência e momentos de tomada de decisão da compra, além de já participar algumas vezes do momento efetivo da compra.

No mercado de m-commerce (mobile commerce) as vendas tiveram um expressivo aumento de participação no total do e-commerce em 2014, subindo de 3,8% (junho/2013) para 7% (junho/2014), o que representou um crescimento de 84% em um ano, conforme dados do E-bit. Mas, esta parcela ainda é muito pequena diante do potencial do mercado e aqui reside o grande desafio para seu negócio:

Como fazer com o que seu cliente use o mobile não apenas para pesquisa de compra, mas também para efetivar a compra?

Os brasileiros ainda associam compras finalizadas pelo desktop com uma maior segurança e é preciso quebrar este paradigma.

O que levar em consideração nas suas estratégias de mobile marketing?

61% dos usuários tendem a deixar a página se ela não oferecer uma experiência móvel boa.

dicas de mobile commerce

Sua estratégia de mobile marketing precisa levar em consideração:

  • A experiência com seu consumidor no mobile;
  • A comunicação com seu consumidor e,
  • As métricas que você considerará para avaliar os resultados de seu negócio.

Tenha em mente que em primeiro lugar você precisa estar presente no mobile, seja com um site responsivo, adaptativo ou em um aplicativo. A escolha da melhor plataforma depende de suas estratégias, negócio e comportamento do seu público-alvo.

Em segundo lugar, a plataforma que você estiver presente precisa oferecer a melhor experiência móvel possível para seu cliente. Pense em cada detalhe da sua plataforma móvel e na usabilidade pelo consumidor. Quer fazer um excelente site responsivo, por exemplo? Comece por esta dica: Leia as 25 técnicas infalíveis para ter o melhor site mobile, feito pelo Google. Esta é uma etapa muito importante! Já vi acontecer de perto (e ainda vejo) projetos incríveis que não tiveram a etapa mobile pensada com a devida importância e com isso, os resultados acabaram sendo afetados. Pare, pense, planeje e execute brilhantemente.

Mobilegeddon e a importância do seu site ser mobile friendly

Quem já ouviu falar do Mobilegeddon? O Mobilegeddon surgiu com o objetivo de beneficiar sites mobile friendly em posicionamento no Google. Esta medida entrou em vigor pelo Google em abril.

Não encontrei estudos brasileiros que retratam o impacto desta mudança, mas a consultoria Stone Temple, divulgou um estudo preliminar com a mudança nos resultados orgânicos dos Estados Unidos, desde abril. Observe o gráfico gerado pelo blog Conversion, que fez um post sobre este assunto:

grafico_blog google

 

Estes gráficos mostrma que os sites não mobile friendly relativos à  pesquisa sofreram quedas de posicionamento cerca de 2.3 vezes maior do que aumentos, os sites mobile friendly apresentaram um crescimento maior do que a queda e com isso já conseguimos ver – mesmo que adaptado para um outro mercado – um resultado desta mudança e a importância de ter o site do seu negócio totalmente amigável para plataformas móveis.

Lembre-se: os usuários de dispositivos móveis podem fazer tudo que um usuário de desktop faz, desde que seja apresentado a ele uma solução utilizável e confiável. O mobile está mudando indústrias e mercados inteiros e não tem motivo para negócio ficar de fora desta. Aproveite e acompanhe esta evolução junto com o mercado, alavancando sua empresa!

Qual seu maior desafio quando se trata de levar seu negócio para o mobile? Deixe um comentário abaixo para nosso time ajudar você.

Compartilhe: