Governo pretende estimular a produção de smartphones no Brasil

O governo federal quer estimular a indústria nacional a produzir smartphones e, com isso, oferecer o produto no mercado brasileiro a preços mais acessíveis até o final do ano.  Para isso, está planejando uma série de ações, entre elas, incluir smartphones na Lei do Bem, que garante isenção de impostos sobre os equipamentos tecnológicos e inovadores produzidos no Brasil.

Quem deu a notícia sobre os investimentos foi o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, nesta segunda-feira, 27, durante evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo. Segundo ele, o objetivo é que já no Natal deste ano, os consumidores possam comprar smartphones mais simples por até R$ 200. No caso de celulares com sistema Android, a pretensão é que, com a isenção do tributo, eles fiquem na faixa de R$ 400.

Paulo Bernardo também afirmou que o governo está fazendo acordos com grandes fabricantes nacionais para trazer a tecnologia dos aparelhos celulares inteligentes. As medidas para estimular a produção desses celulares no território brasileiro (entre outros temas) já foram aprovadas pelo Congresso e devem ser sancionadas pela presidenta Dilma Rousseff nas próximas semanas, de acordo com o ministro.

Além de celulares com acesso a internet a preços mais competitivos, o enfatizou a necessidade de reduzir a tributação dos serviços de telecomunicações, já que, atualmente, cerca de 40% da tarifa paga mensalmente são é dedicado apenas a impostos. De acordo com ele, o governo estuda uma forma de diminuir a carga tributária no setor de telefonia móvel e fixa de uma forma geral.

Esta iniciativa do governo brasileiro parece vir em bom momento, já que uma pesquisa divulgada esta semana pela consultoria Flurry aponta o Brasil como o terceiro mercado que mais cresce no mundo para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS, atrás apenas da China e do Chile. No país, o crescimento registrado foi de 220% entre julho de 2011 e julho de 2012. Em questão de número de dispositivos ativos, o Brasil ocupa a décima colocação mundial, com 13 milhões de dispositivos móveis equipados com estes sistemas.

Fonte: IDG Now!

Compartilhe:


Desde 2008

CRIAMOS REDES SOCIAIS
E AS TRANSFORMAMOS EM
REDES DE NEGÓCIOS

Saiba mais