O Marketing Digital na era da web 2.0 e o novo consumidor

A preocupação das empresas de cativar e estreitar o relacionamento com seus clientes não é novidade. Isso sempre fez parte das estratégias de comunicação e marketing. As empresas sempre souberam da importância do marketing direto e isto não é novidade também. Mas agora, na era da web 2.0, as empresas precisam lidar com o novo consumidor, o consumidor que busca interação, que quer ser ouvido, que quer participar e que é mais exigente em suas escolhas e decisões.

E por que não buscar informações e enriquecer as estratégias de marketing direto através deste novo consumidor, através das ferramentas de mídias sociais? Agora, este consumidor está muito mais perto das empresas e muito mais acessível. As informações divulgadas na web são inúmeras, informações divulgadas pelo próprio consumidor, que permitem que as empresas identifiquem melhor o seu perfil e explorem seus interesses. As redes sociais estão aí e permitem esse compartilhamento.

As empresas precisam cada vez mais surpreender seus clientes e para isso é preciso conhecê-los melhor. O tradicional database marketing agora pode gerar informações muito mais ricas e estratégicas, se as empresas souberem estar presentes na web 2.0, interagir com seus clientes e buscar dados que eles mesmos publicam nas redes sociais, que permitem entender melhor o perfil comportamental destes clientes.

Com posse dos dados que permitem que as empresas entendam realmente quem são os clientes que elas estão interagindo na web, é possível ir mais além, agrupando estes dados, transformando-os em informações e conhecimentos estratégicos para o marketing direto. A empresa terá um conhecimento mais completo do perfil de seus clientes, podendo assim direcionar melhor as suas ações na web. Isso implicará em melhores resultados quando a empresa lançar uma campanha digital e permitirá resultados mensuráveis e mais eficazes.

Os clientes estão mais próximos do que nunca das empresas e conhecê-los mais a fundo tornou-se mais fácil. Basta as empresas utilizarem de maneira eficaz as ferramentas disponíveis no mercado e na web 2.0, e o resultado para o marketing direto será extremamente proveitoso.

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