Por que algumas empresas insistem em NÃO ouvir os consumidores da internet?

Muitas empresas ainda acreditam que, por atingir um número infinito de pessoas, a internet deve ser tratada como uma mídia tradicional de massa. Entretanto, sua massificação esbarra em um obstáculo. Nas mídias tradicionais o consumidor não tem espaço para perguntar e opinar, já na internet e nas redes sociais, o diálogo e o relacionamento é o maior objetivo da atuação dos consumidores, e deveria ser também das marcas. O relacionamento não é massivo, mas ao contrário, exclusivo.

O monitoramento do que é falado sobre a sua marca é muitas vezes ignorado e isso é mais um sintoma de que a internet ainda é muito mal utilizada pelas empresas. É só seguir a lógica; se as redes sociais são um espaço de relacionamento, de diálogo e a empresa não sabe, ou não entende o que o cliente pergunta ou fala sobre ele, o diálogo fica impossibilitado e o objetivo não é atingido.

Comparando o problema com um diálogo tradicional fica mais fácil de entender essa problemática: se você tem um amigo e ao encontrá-lo na rua começa a não entender o que ele fala, se você pergunta uma coisa e ele te fala outra, se você pergunta e ele não escuta, se você repete, mas ele continua não respondendo o que você perguntou logo você se cansa do contato e desiste de falar, encerra a “conversa” e sai disso tudo esperando nunca mais encontrar esse amigo. Quando da próxima vez que você encontrar ele na rua provavelmente vai fingir que não o viu, olha para o lado e mesmo se ele gritar seu nome você finge que perdeu a audição, mas não dá trela. A dinâmica é bem parecida nas redes sociais.

O que acontece é que o mercado não está preparado para ouvir o que o consumidor quer, não está preparado para conversar, afinal nunca precisou ouvir desde a invenção da televisão e do rádio. Sem chance para perguntar e questionar as incríveis vantagens oferecidas, o consumidor era obrigado a acreditar no que ouvia.

O posicionamento está mudando, mas bem vagarosamente na maioria das vezes. O problema para as marcas que estão demorando a entender essas mudanças, é que algumas empresas que tem o apoio de agências especializadas, que sabem lidar com essa dinâmica, estão saindo na frente e conquistando credibilidade e aceitação, sendo destaque em relacionamento e assim referência de serviços e opinião. Dessa forma, se você ainda não percebeu que precisa mudar de postura e que mais, o mercado mudou, é melhor procurar quem já está na frente no mercado e se inserir nesse processo.

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