Networking nas Mídias Sociais
A possibilidade de estabelecer contatos pessoais ou profissionais com troca de experiência entre os membros interessados pelo mesmo assunto sempre foi possível em contatos pessoais, por carta, visitas, almoços e feiras de negócios. Porém hoje, com o advento da Internet e das ferramentas de comunicação como as redes sociais e blogs a facilidade de contato se ampliou, transformando o relacionamento mais próximo e constante.
Com a ascensão da Internet o networking acontece de maneira mais rápida, prática e assertiva em relação ao contato. Hoje, se torna mais fácil encontrar as pessoas que são referência em determinado assunto ao realizar uma simples busca nas redes sociais. Além disso, esses canais permitem que qualquer pessoa exponha seus pensamentos e assim seja encontrado por buscas sobre o assunto do qual trata. Dessa forma, a informação se tornou também mais democrática.
Ter mais acesso as pessoas com quem se quer trocar experiência significa, entretanto, se manter antenado às tendências do mercado, para se apresentar de maneira confiável e responsável. A cada dia, as empresas se utilizam mais das ferramentas disponíveis em grandes escalas, como o Twitter e o Linkedin. Dessa forma, manter seu perfil atualizado com informações relevantes e que valorizem seu interesse por determinados assuntos – e que estejam relacionados ao que você espera para seu futuro profissional – é fundamental para um contato de sucesso.
As empresas utilizam as redes sociais seja para conhecer o perfil dos candidatos a funcionários, para divulgar as oportunidades em aberto e com isso, ampliam o universo de prospecção, antes limitado ao próprio site da instituição. Entretanto, não é interessante que o contato pessoal seja anulado. O que a Internet e qualquer outra ferramenta de comunicação à distância faz é facilitar o networking e não substituir o relacionamento “cara a cara”.