Quer ser visível nas mídias sociais?

Ultimamente o conceito de visibilidade está intimamente ligado ao de oportunidade. Isso quer dizer que se o cliente potencial não o encontra na Internet não importa o quão excelente seja o seu produto, serviço ou negócio. Se este é o seu caso, é como se você simplesmente não existisse.

As pessoas com acesso à Internet – e estamos falando de 1,8 bilhão de pessoas – utilizam a rede para encontrar soluções de questões simples até problemas reais.

Se você se identificou com esta temática apresentamos tês passos listados pelo Social Media Examiner que são úteis na criação de uma presença visível, de fato, na Web. Esta atuação consolidada certamente irá resultar em oportunidades de negócios e consultas de mídia.

Tenha um blog e alinhe-se ao universo online

A criação e manutenção de um blog é o ponto de partida e a chave de uma estratégia de sucesso. Afinal, você precisa se posicionar e propagar sua “mensagem”.

Usar o blog como hub ou home base não só proporciona presença na web, mas oferece uma oportunidade de aprofundamento e de intimidade com potenciais clientes. Esta é também uma ferramenta ideal do ponto de vista financeiro, pois não representa gastos. Quando comparado a um website tradicional estático, que pode custar milhares de reais, aspectos como construção, design e manutenção de um blog  o torna ainda menos dispendioso.

O blog oferece a oportunidade de demonstrar conhecimentos, expor sua personalidade e dar ao público a chance de te conhecer, gostar e confiar, principalmente, quando você compartilha na rede o que é valioso, útil e faz sua vida – e dos outros – melhor! Tenha em mente que o blog é um ímã, um motor de busca. Quando postar de forma consistente e constante os motores de busca indexarão seu conteúdo com frequência.

Utilize palavras-chave relevantes para o público-alvo pretendido. Desta forma será possível colocar este conteúdo no topo dos resultados de buscas e, consequentemente, conferir visibilidade à sua marca ou perfil na web.

Para direcionar a mensagem publique várias semanas antes da data de lançamento uma série de posts relacionados ao tema da promoção. Se você não tiver uma promoção específica crie um calendário editorial e poste sobre o tema principal e / ou palavras-chave que tenciona alavancar.

Use o Facebook estrategicamente

Esta não é uma questão negociável, principalmente em se tratando de uma rede com meio bilhão de usuários. Você tem que ter uma presença no Facebook. Ponto.

Como empresa, significa que você deve ter uma página nesta ferramenta social.

Do ponto de vista da visibilidade, estar no Facebook e interagir com pessoas dos mais variados segmentos é essencial – leva cada vez mais visitantes para a sua página – e se reverte em indexações por parte dos motores de busca. Use e abuse dos apps para levar o feed de seu blog ao perfil do Facebook.

Os dados acima representam apenas o mínimo a ser feito. O verdadeiro valor do Facebook é o que você constrói através dos relacionamentos, o que colocará seus “fãs” a um passo de seguir o seu conteúdo em geral.

Certifique-se de que a sua página está em constante crescimento. Faça perguntas e responda aquelas que forem dirigidas a você. Envie atualizações para que as pessoas saibam a seu respeito. Quanto mais ativa for a página, melhor.

Não Ignore o Twitter

Com 40 milhões de atualizações diárias é primordial que a sua mensagem esteja na plataforma de microblogging mais popular da web. Um dado importante para quem ainda não tem noção do alcance desta rede social é que os tweets aparecem inclusive nos resultados de busca em tempo real e são contabilizados por ferramentas de gestão de clientes como o http://search.twitter.com, TweetDeck e HootSuite que permitem busca e seleção de palavras-chave.

Para iniciar sua caminhada neste novo campo, use os plugins (Ferramentas para o Twitter via WordPress, por exemplo) ou serviços de automação como Twitterfeed e SocialOomph para se certificar de que suas postagens estão sendo enviadas também via Twitter.

Uma dica legal para os inexperientes é que este tipo de conteúdo não deve ultrapassar 20% de sua atividade na ferramenta. Então não seja do tipo que só posta links, mas não interage com ninguém.

Gaste algum tempo semanalmente no Twitter, em tempo real, respondendo e interagindo com pessoas que apoiam os seus objetivos. É uma prática inteligente para manter-se referenciado na rede e otimizar sua presença já que terá a fama de oferecer respostas rápidas aos comentários e perguntas relacionadas a seus produtos e serviços.

Por fim…

A atuação em mídias sociais não constitui uma ciência, mas por experiência de mercado, vemos muitos empresários e profissionais de pequenas e grandes empresas que não integram essas táticas em seus planos de marketing e justamente por isso gastam muito mais tempo para construir visibilidade e relacionamento na web.

Fontes ligadas ao setor de marketing corporativo afirmam que as empresas empregam de 10 a 20 horas por semana trabalhando em estratégias para criar visibilidade e oportunidades. Isso quer dizer que um trabalho consistente de construção de presença on-line será sempre rentável.

Você já tentou alguma destas táticas? Quais são as suas dicas? Por favor, compartilhe conosco.

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